Por Giovanna Chinellato (da Redação)
Depois de atacar uma manada de búfalos nas áridas paisagens africanas, três jovens leões finalmente conseguiram derrubar um filhote e estavam preparados para dar o ataque mortal. Mas eles haviam se esquecido de seus parentes enfurecidos… todos os 300 búfalos.
Essas imagens incríveis mostram como os búfalos de 600 Kg investiram contra os leões, separando-os do filhote para em seguida tentarem, desesperados, revivê-lo.
Porém, com rugidos ferozes, os leões voltaram, e assustaram seus adversários em massa, enquanto o filhote trocou de mãos (ou melhor, patas) 11 vezes em apenas 35 minutos.
Eventualmente, a manada entendeu que o animalzinho já estava morto e desistiu de lutar.
As cenas incríveis foram capturadas por Kent Lawson, 65, que estava num safári com a esposa em Kings Camp em Timbavati Private Nature Reserve, perto do Kruger National Park, África do Sul.
O empresário de software disse que estava tão próximo da ação que os leões usaram sua Land Rover para se esconder dos búfalos.
Lawson disse: “Nós nos sentimos no meio da coisa toda, os leões se escondiam atrás da Land Rover quando os búfalos atacavam. Foi realmente um sentimento de fascínio, eu já tinha vindo para a África antes, mas nunca presenciado algo assim. Foi uma experiência de cair o queixo e eu estava apenas tentando fotografar tudo.
“Em um minuto estávamos observando os leões quietos e majestosos, então o caos começou. Era uma cena de extrema violência, tensão e confronto.”
Lawson e outros turistas estavam seguindo os três leões pela savana africana antes de tudo acontecer. Ele disse: “Esses três machos são famosos no parque porque a forma como cooperam entre si é bem incomum. Normalmente, um macho tentaria conquistar algum orgulho e usá-lo para caçar, mas esses três trabalham juntos para caçar como um grupo de solteirões.
“Houveram 11 mudanças de controle sob o filhote e em determinado momento os leões até tentaram pegar outro búfalo. Tudo ficava indo e voltando entre os búfalos e os leões, era uma demonstração incrível de poder por parte de ambos.
É triste, mas acreditamos que na maior parte do tempo o filhote ainda estava vivo e por isso a manada estava tentando resgatá-lo. No final, alguns búfalos bem grandes tiraram os leões de cima e perceberam que o bezerro estava morto.
Nosso guia disse que esses eram importantes na manada, e se tivessem lá desde o começo talvez o filhote pudesse ter sido salvo. Eles eram assustadoramente grandes, o tamanho dos chifres maciços era imenso. […] Búfalos são animais muito inteligentes, se eles se sentirem abusados pelos humanos, irão circular e atacar o humano na retaguarda.”
Kent, que mora em Connecticut e Nova Iorque com a esposa Carol diz que ela espera pintar o momento num quadro. “Ela me falou na hora que aquilo seria uma pintura, ela é uma artista e já pintou grandes cenas da África, como girafas e elefantes bebendo água. Antes da caçada, esses leões eram majestosos na forma de andar e incrivelmente brincalhões, gentis e afetivos uns com os outros.”
Com informações de The Daily Mail