O governo de São Paulo comunicou, na sexta-feira (26/10), a transferência dos búfalos encontrados no Rio Pinheiros em 15 de setembro. Os animais, que chegaram a ser flagrados dentro do leito e às margens do rio, passaram por avaliação clínica, vacinação, vermifugação e foram incluídos no sistema de rastreabilidade do estado.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Defesa Agropecuária, em conjunto com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Prefeitura de São Paulo.
Após os cuidados, os Búfalos foram levados para um haras em Suzano, na Grande São Paulo, onde deve permanecer com a documentação e a sanidade regularizadas.
Responsável já havia sido notificada
A Prefeitura de São Paulo disse que os búfalos já tinham sido vistos em 4 de agosto, quando agentes foram acionados para verificar a presença deles em Área de Preservação Permanente (APP) e na ciclovia, oferecendo risco aos usuários.
Na ocasião, a mulher que cuidava deles foi notificada a remover os animais do local. O descumprimento da notificação poderia resultar em multa de até R$ 5 mil por animal, conforme prevê o Decreto Federal nº 6.514/2008.
A Defesa Agropecuária informou que, desta vez, foi constatado que a criação era de subsistência e não havia qualquer cadastro dos animais no sistema oficial. Técnicos da pasta providenciaram o registro e orientaram a responsável sobre a necessidade da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para a movimentação de animais.
“Agimos rápido para garantir que esses búfalos fossem bem cuidados e retirados da água, o que poderia prejudicar a saúde do rebanho. Além disso, a equipe da Defesa emitiu toda a documentação necessária para regularizar os animais. Agora, além de estarem seguros e saudáveis, vão viver em um lugar adequado, com todo o bem-estar garantido”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai.
De acordo com a pasta, a responsável pelos búfalos não chegou a ser multada. Ela recebeu apenas orientações técnicas.
Relembre o caso
Os búfalos foram avistados pela primeira vez em 4 de agosto de 2025, durante patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana Ambiental, e novamente no dia 15 de setembro, quando imagens de animais no leito do Rio Pinheiros, próximo à Estação Santo Amaro, ganharam repercussão.
Na ocasião, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) acionou os órgãos fiscalizadores e registrou boletim de ocorrência.
Apesar do risco, a concessionária ViaMobilidade informou que a presença dos búfalos não chegou a impactar a operação da Linha 9-Esmeralda da CPTM.