Um búfalo-asiático escapou de ser morto por dono da fazenda, foi resgatado com segurança e agora está a caminho de uma nova vida, em Iowa, nos Estados Unidos. Ele foi carinhosamente apelidado de “PHill” pelos moradores locais.
O incidente começou no sábado, na zona rural do Condado de Polk, Iowa, quando PHill saltou sobre seu responsável pouco antes de ser baleado e morto, começando sua fuga para a liberdade.
Após a fuga, PHill vagava livremente perto dos limites da cidade, quando a polícia local apareceu e atirou nele, causando ferimentos que posteriormente exigiram cuidados médicos. Sem o equipamento adequado para lidar com segurança com um animal tão grande e poderoso, as autoridades locais alertaram os moradores para se manterem afastados e contatar imediatamente se o búfalo fosse avistado.
PHill foi resgatado com vida e levado para o Hospital de Animais de Grande Porte da Universidade Estadual de Iowa em Ames, onde será transferido para os cuidados do Iowa Farm Sanctuary, disse Shawn Camp, o fundador do santuário.
Camp expressou gratidão pelo apoio da comunidade em meio a repercussão do caso no país. “Estou sinceramente muito grato pela comunidade que mostrou compaixão por algo que é essencialmente um búfalo no meio de Iowa”, disse ele ao Des Moines Register. “Acho que há pessoas em todo o país torcendo por ele. Todos estão torcendo por um búfalo que escapou da morte.”
Agora o santuário planeja resgatar outros dois búfalos-asiáticos da propriedade onde PHill vivia.