EnglishEspañolPortuguês

PRESERVAÇÃO

BSF: Secretaria de Meio Ambiente realiza trabalho de conscientização na semana em que se comemora o Dia da Árvore

Uma vez que você perfura uma árvore com prego e outros objetos, possibilita o surgimento de proliferação de doenças e pragas

20 de setembro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Imagem | Bing

Nesta quarta-feira (21), é o Dia da Árvore, e a Secretaria de Meio Ambiente de Barra de São Francisco, realiza trabalho de conscientização na semana em que se comemora o dia da árvore. A secretária Lislei Batista, disse que sua equipe estará procedendo a retirada das placas que estão em determinados locais sem a devida autorização e que poluiu o visual da cidade. Lislei pede a colaboração da população para que não coloque placas, entre outros objetos em árvores.

Ao falar De árvores logo vem os dizeres: fornecem sombra; aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração; protege o solo de erosões; produz oxigênio no processo de fotossíntese; serve como guarda-chuva à queda d’água, assegurando a infiltração desta na manutenção dos lençóis freáticos; reduzem a temperatura; abriga espécies de animais, aves; é o maior capturador de gás carbônico ou seja renova o ar , evitando o acúmulo de gás carbônico na atmosfera; e o efeito estufa do superaquecimento da terra; possibilita rentabilidade econômica e muitos outros benefícios à comunidade da vida.

A partir dessa constatação pergunta-se para quê colocar placas, afixar cartazes, nelas, gerando impacto visual desagradável, e negando sua importância na natureza? Colocando propaganda de negócio: vende-se, aluga-se, contrata-se; compre-se. Uma vez que você perfura uma árvore com prego e outros objetos, possibilita o surgimento de proliferação de doenças e pragas. E essa situação é identificada na territorialidade de Barra de São Francisco-ES.

Para limitação desta prática criou-se Lei Municipal nº 1.267/2022, a proibição de afixar cartazes, banners, faixas, folhetos, placas e outros em árvores. Descumprindo a base legal, passará por notificação, com prazo à retirada e multa, à insistência caberá o dobro da multa.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município, através dos profissionais de educação ambiental e fiscalização solicita a comunidade o entendimento da legislação, tendo dificuldade de compreensão, vá até a Secretaria que está localizada no endereço, Rua João Batista Celestino, nº 226, Bairro Irmãos Fernandes (na proximidade, rua da feira).

Também na legislação consta que afixar propagandas em postes de iluminação pública e de rede telefônica ou internet, e vincular por meio de pinturas em muros de imóveis públicos ou particulares caberá o mesmo protocolo comentado acima. Mudar o padrão da mente é fácil, basta repetir outro jeito de fazer, sendo assim educar-se para um meio ambiente melhor, é permitir, saúde para mim, o outro, e nós, e o planeta.

Fonte: Site barra

Você viu?

Ir para o topo