Visando conscientizar seus seguidores nesse período de pandemia de covid-19, o músico canadense Bryan Adams compartilhou no Instagram no final de semana um famoso vídeo do ilustrador britânico Steve Cutts e publicou uma curta legenda, classificando o ser humano como “a criatura mais perigosa da Terra”.
Trajetória de destruição deixada pela humanidade
No trabalho reconhecido internacionalmente, Cutts mostra a trajetória de destruição já deixada pela humanidade no planeta desde que decidimos espoliar a natureza, degradar o meio ambiente e reduzir os animais a produtos, incluindo commodities.
A crítica é atual, considerando a relação que os cientistas têm feito do impacto ambiental e da exploração animal com o surgimento e a disseminação do coronavírus, que hoje é uma pandemia que já atinge todos os continentes.
Promoção do veganismo no Instagram
Famoso por sucessos como “Everything I Do”, “Summer of 69″, Heaven” e “Please Forgive Me”, Bryan Adams costuma publicar imagens e mensagens no Instagram que possam motivar seus seguidores a considerarem o veganismo. Ele já defendeu que não temos desculpas para não sermos mais compassivos com os animais. Além disso, atribui sua boa saúde a uma boa dieta à base de vegetais.
Em 2019, o músico começou a plantar uma árvore a cada ingresso vendido, ultrapassando mais de um milhão de árvores plantadas. O Brasil fez parte de sua rota ecológica, onde se apresentou em outubro, quando fez shows em São Paulo e Rio de Janeiro.
“Se você ama os animais, não os coma”
Adams abandonou o consumo de carne em 1988, até que mais tarde se tornou vegetariano e então vegano. A primeira grande campanha de sucesso que contou com a participação do músico foi a construção de um santuário de baleias na Antártica na década de 1990.
Há alguns anos, em entrevista à organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), ele mandou uma mensagem bem clara para quem defende alguns animais, mas come outros: “Se você ama os animais, não os coma.”