EnglishEspañolPortuguês

BEM ESTAR

Brincar e interagir com cães deixa as pessoas mais felizes e relaxadas, diz estudo

A pequena análise ainda mostrou que essa interação pode deixar o indivíduo mais concentrado e criativo

21 de março de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

De acordo com estudo publicado na revista Plos One, brincar com cães pode te fazer uma pessoa mais feliz. Pesquisadores da Universidade Konkuk, na Coreia do Sul, entrevistaram tutores e pessoas sem contato com animais domésticos na realização da análise.

Ao todo, os pesquisadores estudaram 15 mulheres e 15 homens entre 20 e 40 anos, alguns tinham animais domésticos e outros não. Para o experimento, os participantes do estudo interagiram com um poodle de quatro anos, realizando diversas atividades como brincar, alimentar, massagear, cuidar da higiene, tirar fotos, abraçar e passear com o animal, dedicando pelo menos três minutos para cada atividade. Eles avaliaram os diferentes estados de humor dos participantes do estudo e mediram suas ondas cerebrais durante essas atividades.

Os cientistas descobriram que essas interações pareciam estimular ondas cerebrais que levavam a um efeito positivo, e sugeriram que as pessoas tendiam a ficar mais relaxadas e focadas após o contato com o cão.

“Este estudo demonstrou que atividades específicas com cães podem ativar um relaxamento mais forte, estabilidade emocional, atenção, concentração e criatividade ao facilitar um aumento da atividade cerebral”, escreveram os pesquisadores no resumo do estudo. “Além disso, as interações com cães podem reduzir o estresse e induzir respostas emocionais positivas.”

Susan Burrows, coordenadora de programa da ONG Rainbow Animal Assisted Therapy  disse em entrevista ao Good Morning America que passar tempo com cães tem múltiplos benefícios. “Há uma redução na dor. Há liberação de estresse. Pode haver uma sensação de menos ansiedade e conforto em abraçar e acariciar um cachorro. [Isso] pode aliviar esse tipo de estresse”, disse Burrows.

Os pesquisadores reconheceram que o tamanho da amostra do estudo era pequeno, mas argumentaram que atividades de interação com animais, como brincar, passear, massagear e cuidar da higiene dos cães, têm um efeito positivo ao facilitar um aumento da atividade cerebral em participantes saudáveis, e que brincar com um cachorro pode ter “um efeito afirmativo tanto no relaxamento quanto na concentração”.

Eles também concluíram que os cães podem diminuir o estresse humano e induzir respostas emocionais positivas. É uma ação benéfica para os dois lados.

    Você viu?

    Ir para o topo