Por Camila Arvoredo (da Redação)
Brigitte Bardot segue sua cruzada contra o sofrimento infligido aos animais nos matadouros. Numa tentativa de fazer valerem os direitos animais já garantidos, sua fundação acaba de dar queixa perante a Corte de Justiça da República, única na França capaz de julgar infrações cometidas por membros do governo durante o exercício de suas funções.
Segundo informações do jornal Le Parisien, a queixa, depositada por Gilbert Collard, visa o ministro da Agricultura, Bruno Le Maire, que supervisionou a direção departamental dos serviços veterinários, e o ministro do Interior Brice Hortefeux, superior hierárquico das prefeituras.
A queixa se deu porque os dois ministros são acusados de terem deixado que os matadouros praticassem técnicas que vão contra a regulamentação europeia e o Código Rural.
Nota da Redação: Todos os animais possuem o direito fundamental à vida. Embora Brigitte Bardot tenha um discurso e muitas ações importantes em defesa dos animais, sua queixa se limita, neste caso, a exigir o anestesiamento prévio do animal condenado à morte pelas mãos humanas. O que devemos defender sempre é o direito à vida e não o direito a uma morte sem sofrimento. Não defenderíamos isto para a espécie humana, portanto devemos esse mesmo respeito aos animais.