EnglishEspañolPortuguês

Boto cinza é encontrado morto em praia de AL

26 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Técnicos analisam golfinho encalhado (Foto: Jobison Barros)

Mais um animal é encontrado encalhado no litoral alagoano, porém, desta vez, não é uma tartaruga, e sim, um golfinho, da espécie Sotalia Guianensis, mais conhecido como Boto Cinza. O mamífero foi encontrado por turistas, na noite desta terça-feira (25), na Orla de Jacarecica.

Uma equipe do Instituto Biota deslocou-se até a região, onde, após a realização de levantamentos iniciais, constatou que o animal encontrava-se em processo de decomposição, devido ao estado do corpo e ao mau-cheiro presente no local.

O presidente do órgão, Bruno Stefanis, ressaltou que a causa da morte refere-se a um possível afogamento, uma vez que o golfinho teria ficado preso em uma rede de pesca. Além disso, a nadadeira caudal estava cortada, provavelmente por faca, o que poderia caracterizar uma revolta do pescador.

“Os golfinhos também se afogam quando tentam trocar respiração fora d’àgua e acabam sendo arrematados por pescadores”. Ao realizar a Biometria, a equipe verificou que o tamanho do animal corresponde a 1,81m, próprio de um porte adulto, cuja espécie é a mais comum.

Espécie é a mais comum, segundo instituto (Foto: Jobison Barros)

Destino

Após a análise, os técnicos enterraram o animal na areia da praia, próximo ao calçadão, de onde marcaram o local com um GPS, para posterior retirada de ossos – dentro de dois meses -, os quais serão levados a estudo no curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Antes de enterrar, a gente retira partes do tecido, leva o material colhido para o instituto e, depois, doa à Ufal”, frisou Stefanis.

Conforme lembrou o presidente, desde 2009, já houve aproximadamente 20 encalhes no litoral maceioense.

Fonte: Gazetaweb

Você viu?

Ir para o topo