O Corpo de Bombeiros de Dublin, na Irlanda, foi elogiado por defensores de animais após resgatar um gato de um incêndio em uma casa e cuidar dele até que se recuperasse.
Em uma postagem no X, antigo Twitter, a conta oficial @DubFireBrigade compartilhou uma fotografia de um bombeiro segurando um gato em seus braços, colocando uma máscara de oxigênio em seu rosto. Revelando que o nome do gato era Biscuit, um porta-voz explicou que ele foi “resgatado de um incêndio em uma casa” na área de Ballyfermot, na capital irlandesa.
Firefighters from Dolphins Barn rescued Biscuit from a house fire in Ballyfermot yesterday evening. The cat was located by a BA crew and was unconscious.
Firefighter “Paw”amedic Carrick placed a pet oxygen mask on Biscuit and after 10 minutes, Biscuit was snuggling into it’s… pic.twitter.com/6ciZqmSPRT
— Dublin Fire Brigade (@DubFireBrigade) January 29, 2025
O gato, que estava inconsciente, foi encontrado por uma equipe de Aparelho de Respiração, que agiu rapidamente para salvar sua vida. “O bombeiro ‘paw’amedico Carrick colocou uma máscara de oxigênio para animais domésticos em Biscuit e, após 10 minutos, Biscuit estava se aconchegando em seu tutor”, contaram membros da equipe.
Em mais boas notícias, a brigada revelou que também resgatou um cachorro e um periquito na casa, e eles “não precisaram de oxigenoterapia.”
O Corpo de Bombeiros de Dublin está testando máscaras de oxigênio para animais de estimação em seus resgates, trabalhando para introduzir o equipamento em toda a cidade.
A postagem teve uma grande reação, acumulando mais de 13 mil curtidas. “Um animal doméstico é parte da família e é justo ter o equipamento adequado para salvar sua vida em caso de incêndio”, comentou um usuário.
Outro concordou que era “brilhante, que ideia fantástica,” enquanto um terceiro escreveu: “Em nome dos gatos em todos os lugares, obrigado, senhores.”
“Parabéns por carregarem máscaras para animais, para algumas pessoas seu animal doméstico é o único amigo que eles têm no mundo”, dizia outro comentário.
Cuidados que tutores podem ter nesses casos
Há medidas que os tutores podem tomar para ajudar a garantir a segurança de seus animais em caso de incêndio em uma casa. De acordo com um artigo revisado por veterinários da PetMD, os ocupantes da casa devem ter um plano de fuga de emergência em caso de incêndio, que pode incluir ter transportadoras prontas e saber onde seu animal doméstico está localizado.
Se não for possível localizar o animal rapidamente em caso de emergência, os tutores devem sair, informando ao corpo de bombeiros que seus animais domésticos estão na casa e onde eles podem estar.
Os tutores também podem se inscrever em aulas de primeiros socorros para animais domésticos, que pode ensiná-los a fazer reanimação boca-a-boca segura em animais e outros cuidados.