Um macaco vítima de maus-tratos foi resgatado na noite deste sábado (24) pelo Corpo de Bombeiros, em Apucarana, no PR. O animal estava na região do Jardim Marissol, próximo à mata do Schmidt.
De acordo com a bióloga do Bosque Municipal Parque das Aves, Mirna Sandra de Santis, trata-se de uma macaco-prego já adulto.”Chegamos até ele depois que um morador o viu e entrou em contato com os bombeiros”, conta.
O animal, conforme ela conta, apresenta sinais de que foi mantido em cativeiro, como ferimentos no pescoço. Foi necessário encaminhá-lo para tratamento veterinário. “Ele perdeu uma parte da cauda e ainda corre risco de morte. Estamos tentando salvá-lo, para então levá-lo para o bosque. Neste caso, não será mais possível soltá-lo na natureza”.
Mirna explica que esta foi a primeira situação de maus-tratos envolvendo animais silvestres registrada em Apucarana neste ano. O caso, segundo ela, será investigado. “Ainda não sabemos a procedência deste macaco, mas ele deve ter fugido de algum lugar. Pedimos às pessoas que, se encontrarem um animal como ele, não o prendam. É importante que eles fiquem na natureza soltos, para que possam se defender”, diz.