Os bombeiros foram chamados para atender a uma ocorrência inusitada na Região do Barreiro em Belo Horizonte. Um filhote de onça invadiu uma casa na Rua Lênin, na Vila Corumbiária, e ficou preso no quarto. Moradores e vizinhos chamaram os militares. A Polícia Militar do Meio Ambiente deu apoio aos bombeiros na captura do bicho.
A cozinheira Maria Aparecida da Cruz acionou os bombeiros. Ela é vizinha da casa onde o filhote foi resgatado. “Ela entrou pela greta do portão, foi para dentro da casa e ficou debaixo da cama. A dona da casa fechou a porta e trancou o bicho no quarto”, conta.
Aparecida chamou ligou para os bombeiros que orientaram manter a porta fechada e retirar qualquer criança da casa. “Antes de ligar para os bombeiros, eu entrei lá. Abaixei na cama para olhar e ela rosnou para mim. Sai correndo”, relata a cozinheira.
O resgate da onça foi trabalhoso, conforme contou a testemunha. “Colocaram ela dentro de uma caixa, amarraram um arame e ela estava arranhando a caixa toda”, disse Aparecida. Segundo a moradora, o animal capturado era uma jaguatirica.
A Vila Corumbiária fica perto do complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, divisa da Serra do Curral. A região faz limite com a reserva de proteção do manancial Barreiro, chamada pela população de “Mata da Copasa”. Os moradores acreditam que o filhote veio dessa área de vegetação. “Onça aqui é primeira vez mas cobra tem direto”, conta Aparecida.
De acordo com a PM, o animal foi levado para a sede do Ibama. Não foi possível determinar a idade do filhote, que segundo a polícia, está quase alcançando a fase adulta.
Fonte: EM