Sete filhotes de cachorro foram resgatados de dentro de um bueiro na noite de quarta-feira (23/04) em Monte Castelo, cidade do Planalto Norte de Santa Catarina. Uma bombeira comunitária precisou ser “enfiar” dentro do buraco por três metros para alcançar os animais.
A ocorrência começou por volta das 19h30min quando uma moradora do bairro Rio das Antas ouviu o barulho dos filhotes na Rua 3 de Maio e chamou os bombeiros.
No local, a mulher, 24 anos, informou que animais estariam no interior de um bueiro. Ela já tinha conseguido resgatar cinco filhotes, mas ainda era possível ouvir os sons de outros no interior da estrutura.
A equipe, então, começou a buscar um ponto de acesso adequado e pensar na melhor forma de prosseguir com o resgate iniciado pela mulher. A bombeira comunitária Gerusa, por possuir porte físico mais adequado, conseguiu adentrar aproximadamente três metros no bueiro e retirou mais dois filhotes do local.
Após os bombeiros verificarem o estado de saúde dos animais, a mulher assumiu a responsabilidade pelos cuidados e pela posterior doação solidária dos mesmos. “Ressaltamos que ela permaneceu no local desde o acionamento até o encerramento da ocorrência (aproximadamente 1 hora e 20 minutos), demonstrando comprometimento com as vidas que ali foram salvas”, afirmou o Corpo de Bombeiros Militar em nota.
A corporação acredita que o caso tenha sido um abandono, pois os filhotes foram encontrados dentro do bueiro em uma sacola.
Fonte: NSC Total