Animais do Centro de Resgate de Animais Selvagens em Kiev, na Ucrânia, sofrem com drones, mísseis e explosões de ataques russos, de acordo com os representantes do centro.
“Os animais não entendem o que é um ataque aéreo. Eles não sabem o que é um míssil ou um drone. Eles apenas ouvem barulhos altos e entram em pânico. Eles correm, procuram um lugar para se esconder, batem nas paredes, se machucam — ou, pior, morrem”, escreveu o centro de resgate. “Nós, como humanos, podemos ter medo, mas pelo menos entendemos o que está acontecendo. Para eles, o mundo de repente se torna perigoso, barulhento e hostil.”
Os trabalhadores do Centro de Resgate de Animais Selvagens explicaram que muitos dos animais, que já sofreram com a crueldade humana, agora enfrentam uma nova ameaça por causa da guerra e dos ataques russos, impedindo que vivam em paz.
“Toda vez que entramos nos recintos após os ataques noturnos, ficamos cheios de medo, esperando que todos estejam vivos”, diz a publicação. “Queremos urgentemente evacuá-los para o exterior, para um lugar seguro, antes que seja tarde demais. Enquanto eles ainda estão conosco.”
O centro também relatou recentemente a morte de dois coelhinhos, que morreram após a explosão de um drone inimigo nas proximidades.
“Quantos animais inocentes ainda precisam morrer por causa da guerra?”, questionou o centro. “É especialmente doloroso perceber que essa tragédia poderia ter sido evitada se eles não tivessem sido retirados da natureza. Nós imploramos: não tirem filhotes de animais selvagens da natureza. Sua ‘ajuda’ pode custar a vida deles.”