Por Raquel Soldera (da Redação)
O ator e apresentador Bob Barker doou 1 milhão de dólares para salvar os pombos das práticas de tiro ao alvo na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e disse que vai se juntar aos manifestantes em protesto em frente a um clube de tiros, onde pombos têm sido mortos regularmente.
Barker disse que a doação vai para SHARK, uma organização de proteção animal sediada em Illinois.
A organização planeja realizar manifestações semanais no Clube de Tiros Filadélfia, em Bucks County, que há dois anos promove a morte de pombos em práticas de tiro ao alvo. Em 2002, o município decretou que os tiros de armas de fogo violam as leis locais e constituem crueldade contra animais. O clube recentemente entrou com uma ação contra ativistas e moradores.
Barker também disse que vai apoiar a legislação apresentada na Câmara e no Senado, que proíbe a utilização de pombos nas práticas de tiro ao alvo e as tornam crimes. Ativistas de direitos animais na Pensilvânia têm lutado há duas décadas para que a lei seja aprovada.
A Pensilvânia é o único Estado americano onde a utilização de pombos na prática de tiro ao alvo é feita abertamente, de acordo com a Humane Society dos Estados Unidos. As competições, realizada em clubes de tiro, a maioria deles em Berks County, envolvem o lançamento de pombos de caixas de mola, onde atiradores atiram contra eles de perto. Muitos pássaros feridos são pegos – muitas vezes por crianças – e seus pescoços são quebrados e as carcaças eliminadas. Outras aves feridas acabam fora dos clubes, sofrendo uma morte lenta por causa dos ferimentos.
A Humane Society dos Estados Unidos estima que cerca de 22 mil aves são usadas como alvo todos os anos, na Pensilvânia.
Com informações de People For Pigeons