Ambientalistas promovem na manhã desta terça-feira (2/6), na entrada do Parque dos Poderes, em Campo Grande, MS, uma blitz educativa de conscientização ambiental. A blitz faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente.
No Parque dos Poderes fica a principal unidade de conservação de Campo Grande, o Parque do Prosa. Os ambientalistas alertam para o elevado número de atropelamentos de animais silvestres na região, que vem sendo ocupada cada vez mais por condomínios residenciais, repartições públicas e estabelecimentos comerciais.
Prédios dos três poderes, além de órgãos federais, ampliaram o desmatamento para ampliação de suas repartições na região.
Apenas na área urbana, já foram registrados atropelamentos de 30 animais, segundo o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.
A blitz orienta os motoristas que circulam no Parque dos Poderes para os limites de velocidade permitidos e os cuidados com os pequenos animais que atravessam as vias, como quatís, capivaras, cágados, gambás e tatus. Apenas de 15% a 20% dos animais atropelados conseguem sobreviver, segundo o Centro de Reabilitação.
Mato Grosso do Sul tem unidades de conservação. São seis parques estaduais, dois monumentos naturais e três áreas de proteção ambiental.
As comemorações da Semana do Meio Ambiente prosseguem com palestras e atividades em escolas e encerram no domingo com a segunda volta ciclística do Parque do Prosa.
Fonte: Portal MS