A internauta Daniella Araújo enviou esse fim de semana imagens de uma concentração de biguás, ave aquática que vive em grupo e se alimenta de peixes, na Praia do Moneró, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. No flagrante é possível ver as aves paradas no espelho d’água da Baía de Guanabara ou fazendo pequenos voos em grupos.
O oceanógrafo David Zee disse que os biguás costumam se alimentar de pequenos peixes e essa pesca pode ser solitária ou em bandos. “As águas estão claras nos últimos dias e é isso pode ter atraído os biguás”, disse.
O biguá é a única ave que ocorre no Brasil do grupo dos cormorões, conhecidos como ótimos mergulhadores. O macho adulto mede 75 centímetros e pesa até 1,3 quilo. Pode ser encontrado em todo o território brasileiro, pois ocorre desde o Sul do Chile até os Estados Unidos.
O biguá garante a boa fama de pescador porque parte de sua capacidade de mergulhar, ao contrário da maioria das aves, se deve à baixa impermeabilidade de suas penas (encharcadas e mais pesadas, elas ajudam a acelerar o mergulho).A espécie captura com frequência peixes providos de ferrões, como pequenos bagres, já que o suco gástrico do biguá é capaz de desagregar espinhas.
Fonte: G1