Um bicho-preguiça foi encontrado por um adolescente e duas crianças em uma árvore no quintal de uma casa no bairro Tarcisão, no município de Itamaraju (distante a 751 km de Salvador), no interior da Bahia, na tarde desta segunda-feira, 25.
Com o intuito de devolver o animal para a natureza, os três jovens pegaram a preguiça que estava em uma árvore, colocaram em um saco de sinzal e levaram para o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da cidade, localizado no mesmo bairro. Os agentes Etevaldo Sobral Santos e Daniel Carneiro, que estavam na unidade quando os meninos chegaram, se surpreenderam.
“Foi um gesto difícil de se ver, porque muitos, ao invés de fazer como esses três jovens, pegariam o animal e venderiam, como ocorre de costume. Esses meninos, que são de famílias humildes, fizeram um gesto humano. Eu até me emocionei”, disse Etevaldo, afirmando que a PRF ajuda a fiscalizar o comércio ilegal de animais na cidade.
Após receberem o bicho-preguiça, os policiais informaram aos agentes do Ibama de Eunápolis. Eles foram até o posto recolheram o animal, que passará por exames e, depois, será devolvido à natureza.
Para o agentes Etevaldo, a explicação para o fato de o animal ter saído do mato e ir parar no quintal da casa está relacionada aos constantes desmatamentos que ocorrem na região. “É um desmatamento desenfreado e ilegal. E essa não é primeira preguiça que a gente encontra por aqui. Outro dia, uma viatura flagrou uma no meio da pista. Por pouco, não foi atropelada”, conta.
Fonte: Portal A Tarde