EnglishEspañolPortuguês

DEU NA IMPRENSA

Bianca Bin e mais de 40 artistas pressionam Justiça pela transferência do elefante Sandro

Xuxa, Gloria Pires, Lima Duarte, Luana Piovani e Mel Lisboa são nomes que participam da campanha

6 de agosto de 2025
Mônica Bergamo
2 min. de leitura
A-
A+
Página do abaixo-assinado virtual criado por Bianca Bin para mover o elefante Sandro. Foto: Reprodução

A atriz Bianca Bin e a Anda (Agência de Notícias de Direitos Animais) lançaram nesta semana, na plataforma Change.org, uma carta-manifesto pedindo a transferência imediata do elefante Sandro, mantido há 43 anos no zoológico de Sorocaba (SP), para o Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães (MT).

O texto, intitulado “Lugar do Sandro é na manada e não no zoo! Chega de sofrimento”, reúne assinaturas de mais de 40 artistas, incluindo nomes como XuxaGloria Pires, Lima Duarte, Luana Piovani, Mel Lisboa, Alinne Moraes e Heloísa Périssé.

Até a publicação deste texto, a petição online conta com mais de 22 mil assinaturas.

A campanha foi motivada por uma reviravolta judicial: em abril, o Ministério Público havia obtido uma ordem determinando a transferência do animal, mas a decisão foi suspensa em julho por liminar do desembargador Paulo Ayrosa, do Tribunal de Justiça de São Paulo. A Prefeitura de Sorocaba, responsável pelo zoológico, solicitou a suspensão, e o prazo para a remoção expirou.

Sandro vive sozinho desde 2020, quando sua companheira, Haisa, morreu. Segundo um laudo independente anexado à ação judicial, o animal sofre com dores articulares e problemas nas patas em razão do confinamento em um recinto de 2.000 m² sem árvores, lama ou estímulos.

O santuário no Mato Grosso oferece um espaço de 40.000 m², com florestas, assistência veterinária especializada e a chance de Sandro conviver com outros elefantes resgatados. “Sou fundamentalmente contra zoológicos. Não concordo com o confinamento de animais para entretenimento ou qualquer outro fim”, afirma Bin.

    Você viu?

    Ir para o topo