Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Goiás resgataram 14 bezerros que estavam sendo transportados irregularmente no compartimento de bagagem de uma van, na rodovia BR-153, em Porangatu (GO).
Os animais, com média entre 15 e 60 dias de nascimento, tinham sinais claros de maus-tratos, segundo avaliação de policial que é médico veterinário. Estavam desnutridos, sem alimentação e água. Além disso, estavam amontoados, amarrados pelos pés e pescoço, em ambiente muito apertado e sem ventilação.
A PRF informou ao Metrópolis que os bezerros foram descobertos durante abordagem a uma van que seguia no sentido norte, em direção ao Tocantins.
Uma mulher de 30 anos, que estava no veículo, disse ser a responsável pelos animais. Eles estariam sendo levados para Gurupi (TO).
Maus-tratos
Segundo a PRF, após a constatação dos maus-tratos, os bezerros foram transportados para uma propriedade, onde foram soltos e alimentados. Os policiais lavraram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) contra a mulher.
O caso foi encaminhado à unidade de Porangatu da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Além dos maus-tratos, a responsável pelos bezerros estava sem guia de transporte animal. A identidade dela não foi divulgada.
O destino dos bezerros ainda não foi definido.
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal nas condições em que os bezerros foram submetidos é um dos crimes mais cruéis cometidos pelo ser humano. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria.