O primeiro Instituto Médico Veterinário Legal do país foi inaugurado em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, nesta sexta-feira (1°). Parte do Hospital Público Veterinário, o órgão tem como objetivo atender animais que sofreram maus-tratos.
Serão realizados na unidade exames de corpo de delito e a documentação, com fotos e filmagens, dos casos de violência animal, além de autópsia para animais que chegarem sem vida ao IMVL.
O trabalho será realizado por médicos veterinários habilitados na área de Medicina Veterinária Legal. Na unidade, os profissionais contarão com mesa de necropsia, refrigeradores e geladeiras.
O atendimento no Instituto Médico Veterinário Legal, porém, não será feito de maneira direta ao público. Isso porque o IMVL será acionado, caso necessário, pela Polícia Civil (PC) após instauração de inquérito. Sendo assim, as denúncias de maus-tratos permanecerão sendo atendidas pela PC.
Os moradores, porém, poderão continuar a buscar atendimento para animais no Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte, na Rua Pedro Bizoto, 230, no bairro Madre Gertrudes. O atendimento é presencial, das 8h às 17h, com distribuição de 30 senhas por período.