Todo mundo sabe que os gatos gostam de se limpar e que os veados adoram lamber sal. No entanto, um veado dando um banho em um gato é uma cena rara de se ver. Recentemente, Carrie Long, uma reabilitadora de vida selvagem licenciada e proprietária do resgate Texas Fawn and Friends, testemunhou esse comportamento incomum entre seus animais.
Carrie Long recebeu de um amigo um gato malhado que ela chamou de Callie. Infelizmente, Callie não se adaptou bem aos outros gatos do abrigo, então passou a frequentar o “quarto dos filhotes”, onde Long mantém seus veados resgatados.
“[Callie] sai com eles, dorme com eles, fica com eles”, disse Long ao The Dodo.
Um dia, Long flagrou alguns dos seus veados lambendo o pelo de Callie, com dois deles fazendo isso simultaneamente. Long acredita que os filhotes estavam utilizando Callie como uma espécie de lambedor de sal.
“Gatos têm um gosto um pouco salgado, é o que me disseram”, explicou Long. “Filhotes de veado [nessa idade] são muito curiosos e gostam de lamber. Eles estão sempre tentando obter sal.”
Callie não apenas permitiu que lambessem seu pelo, mas também parecia estar gostando da experiência.
“Ela adora. Ela é uma gata típica [que gosta] de ser lambida ao redor das orelhas e do rosto”, afirmou Long.
Long mencionou que esta não é a primeira vez que alguns dos seus veados resgatados mostram esse tipo de comportamento. Ela também tem um “gato velho muito rabugento” que os veados adoravam lamber — e ele apreciava tanto quanto Callie.
Os filhotes que Long cuida são amigáveis com diferentes espécies. Alguns anos atrás, um filhote de veado e um guaxinim resgatados por Long formaram um vínculo inseparável.
Long acredita que os humanos poderiam aprender observando como diferentes espécies animais interagem e cooperam. Apesar de suas diferenças, os veados e os gatos de Long convivem harmoniosamente.
“Eles gostam um do outro”, concluiu Long. “Funciona muito bem para ambos.”
Ver essa foto no Instagram