No mês passado, a equipe do Newhouse Wildlife Rescue (NWR) recebeu uma ligação relatando um caso triste e, infelizmente, comum: uma gambá adulta havia sido atropelada e estava gravemente ferida. Ela não sobreviveu aos ferimentos. No entanto, ao chegarem ao local, os socorristas perceberam que ela não estava sozinha.
Surpreendentemente, uma ninhada de filhotes ainda vivos cercava o corpo da mãe, recusando-se a deixá-la. “Eles ainda estavam agarrados a ela”, relatou a NWR em sua página no Facebook. “Ela foi atropelada por um carro, e eles ficaram desamparados sem ela.”
Com muito cuidado, a equipe resgatou os filhotes e os colocou em uma caixa de transporte forrada com cobertores. Embora o ato de separá-los da mãe tenha sido doloroso, eles sabiam que essa era a única chance de sobrevivência para os pequenos gambás.
Os filhotes foram então levados para a sede da NWR, onde, para alívio de todos, constatou-se que estavam em boas condições de saúde. Além de garantir uma alimentação rica em nutrientes, a equipe desenvolveu um plano especial para ajudá-los a crescer e se desenvolver como fariam na natureza.
“Agora, eles estão aconchegados em uma incubadora e têm um gambá de pelúcia em tamanho real para se agarrar”, explicou o NWR em outra publicação no Facebook. “Não é a mãe, mas serve.”
Os filhotes logo se apegaram ao gambá de pelúcia, enrolando-se em suas costas e buscando conforto em seu “pelo”. “Esses bebês adoram simular o que fariam com suas mães se não fossem órfãos”, comentou a equipe.
Já se passaram algumas semanas desde o resgate, e os filhotes estão progredindo bem. Ainda não estão prontos para serem devolvidos à natureza, mas, graças aos cuidados dedicados da NWR, estão cada vez mais fortes.
“Eles estão se aconchegando com sua nova ‘mamãe’ e indo muito bem”, afirmou a NWR em um vídeo compartilhado na rede social.
A equipe do NWR aguarda ansiosamente o dia em que os seis filhotes estarão fortes o suficiente para retornar ao seu habitat. Enquanto isso, continuam se emocionando ao vê-los se confortando com a mãe de pelúcia. Embora desejassem que a mãe verdadeira estivesse presente para criá-los, a NWR está confiante de que ela ficaria orgulhosa dos esforços para salvar seus bebês. “Apostamos que a mamãe estaria muito feliz em saber que seus filhotes estão seguros e sendo bem cuidados”, concluíram.