O Centro da Vida Selvagem de Sydney, na Austrália, apresentou nesta semana um filhote de coala recém-nascido, que não desgrudava da mãe.
O bebê estava pendurado nas costas da fêmea, que escalava, vagarosamente, uma árvore. Os coalas foram considerados recentemente pelo governo australiano como animais ameaçados de extinção em grandes áreas do país.
Recentemente, cientistas haviam cobrado a criação de uma lista de espécies ameaçadas, no intuito de proteger estes animais, considerado símbolo do país.
Não existe ainda um censo para saber a quantidade exata de coalas no país. Segundo estudiosos, o avanço das zonas urbanas sobre as regiões de proteção ambiental tem afetado a população de coalas, estimada entre 50 mil e 100 mil exemplares.
A comunidade científica pede inclusive que o Senado fique atento a uma nova ameaça que afeta a espécie: a bactéria Chlamydia. Outro fator que influencia na sobrevivência dos coalas, que costumam permanecer em árvores, são as ondas de calor que tem ocorrido com mais freqüência devido às mudanças climáticas.
Fonte: G1