Por Roberta Oliveira (da Redação – EUA)
No dia 27 de fevereiro, dez beagles chegaram em uma van em Los Angeles, depois de uma longa viagem após seu resgate em um laboratório de pesquisa no centro oeste dos Estados Unidos.
“Eles viveram a vida inteira dentro de um laboratório que fedia amônia,”disse Shannon Keith, fundadora e presidente do Beagle Freedom Project (em português “Projeto para a Liberdade do Beagle”). Eles não sabem como ser um cachorro, mas aqui eles terão brinquedos pela primeira vez; eles comeram petiscos pela primeira vez; eles terão amor pela primeira vez.”
Os cachorros viajaram por quatro dias após duas semanas de negociação entre o laboratório e a ONG.
Como parte do acordo para o resgate, Shannon informou que ela não pode revelar o nome ou localização do laboratório, mas disse que os cachorros sofreram anos com alimentação forçada – onde tubos eram colocados em suas gargantas para administrar líquidos até o esôfago – e passaram por vários experimentos.
Beagles para pesquisa são obtidos diretamente com criadores comerciais que comercializam cachorros para serem vendidos para instituições científicas, de acordo com a Beagle Freedom Project .
“Essa raça é tipicamente usada para teste de toxicidade; toxinas são irrigadas dentro de seus sistemas para testar produtos para uso humano,” ela disse, adicionando que produtos incluem tudo entre sabão para lavar roupa, maquiagem e remédios. “Alguns deles sofrem convulsões, alguns deles sofrem ataques cardíacos e muitos deles morrem.”
Os beagles, com idades entre 4 e 10 anos, foram cuidadosamente carregados por voluntários para a sede da ONG e para a casa de Shannon, e foram recebidos por câmeras e possíveis adotantes.
Corey Feldman, ator famoso nos anos 80, foi o primeiro a carregar um dos cachorrinhos, que recebeu o nome de Whitie.
A atriz Alexandra Paul, do famoso seriado “Baywatch”, já ofereceu lar temporário duas vezes para os cachorros resgatdos pela ONG, e na quarta estava presente para encontrar um cachorro para sua irmã gêmea Caroline.
“Poder mostrar a esses cachorros amor e liberdade pela primeira vez em suas vidas- em anos de vida – foi uma oportunidade incrível,” disse Alexandra.
“Este é literalmente o primeiro dia da vida deles,” disse Corey. “O começo da vida deles.”
Um vídeo com a chegada dos beagles pode ser visto aqui.