EnglishEspañolPortuguês

AVENTURAS

Barbeiro abandona tudo para viajar pelo mundo com seu cãozinho em uma Kombi

5 de junho de 2022
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo pessoal

Em 397 dias, Paulo Cesar Kudo, de 30 anos, viajou por 124 cidades até a fronteira do Brasil com o Uruguai, cortando cabelo em uma Kombi. Agora, mantendo a companhia de seu cachorro, Luke, o objetivo é continuar na estrada por mais três anos até chegar ao México.

Enquanto organizam os preparativos para a próxima viagem, Paulo e Luke estão em Campo Grande novamente, de onde saíram no fim de 2020, em direção ao Chuí, no Rio Grande do Sul.

Barbeiro, o humano dessa história conta que, assim como muita gente, sempre teve o sonho de abandonar tudo para viver na estrada, mas a possibilidade só virou realidade ao lado da namorada na época.

“Eu sempre tive vontade de fazer essa viagem com mochilão, mas no dia em que conheci minha ex-namorada nós decidimos que a gente ia comprar uma Kombi”, conta. Ao todo, os dois levaram cerca de um ano para concluir o planejamento, comprar o veículo e quitar todas as dívidas para pegar a estrada.

Foto: Arquivo pessoal

Conforme Paulo detalha, ele trabalhava como barbeiro até o fim de 2020 e, enquanto pensava sobre como iria se sustentar sem emprego fixo na viagem, percebeu que a resposta estava na sua profissão. “Na viagem você vive um dia de cada vez, então deu certo. Passei o ano inteiro mantendo a viagem com a barbearia, além de vender amendoim e artesanato para completar a renda”, ele diz.

Em enquete realizada pelo Campo Grande News neste sábado (4), nós perguntamos se os leitores também teriam coragem de abandonar tudo para viver sobre 4 rodas, viajando. Dividida, a votação ficou próxima com 53% dizendo que sim, enquanto 47% relatou que não.

Devido à Kombi não possuir muito espaço, todos os itens da barbearia precisaram ser adaptados, assim como o restante dos objetos. Por isso, Paulo adequou seus instrumentos de trabalho para que tudo coubesse em uma maleta, que, em conjunto com a cadeira e uma mesinha, forma a barbearia móvel.

Tudo precisa ser muito prático, até porque eu monto a barbearia nos lugares em que vou parando, ele explica.

Além do barbeiro, o outro habitante da Kombi é Luke, um border collie de 7 anos. Realmente se sentindo em casa, ele passou o período todo da entrevista entrando e saindo do veículo.

Sobre as adaptações que precisou fazer para que Luke o acompanhasse, Paulo contou que a viagem pareceu mais tranquila para o cachorro do que para ele. “Ele é aventureiro, quando cheguei com a Kombi já parecia que era a casa dele. Ele entrou, sentou e parecia que estava perguntando para onde iríamos”.

No início da viagem, o principal objetivo da viagem era visitar todo o litoral brasileiro abaixo do Rio de Janeiro e, de acordo com Paulo, isso também se enquadrava em um plano antigo de levar Luke para conhecer a praia. “Eu queria muito levar ele, então ao invés de conhecer uma praia, agora vai conhecer todas do Brasil. Foi engraçado porque parecia que ele já tinha ido para o mar, ficou super tranquilo e gostou”, detalha.

Em relação à segunda etapa da aventura, Paulo explica que havia pensado em desistir e permanecer em Campo Grande. A decisão mudou nos últimos meses com o apoio e ajuda de amigos.

Foto: Arquivo pessoal

Por isso, ele segue na Capital cortando cabelos e arrecadando verba para seguir em direção ao norte do Brasil e, em seguida, ao México. “Acho que até o México serão três anos. Se do Rio de Janeiro ao Uruguai foi um ano, parando em todas as cidades, essa próxima viagem vai ser bem mais longa”.

Já sobre os planos seguintes, o barbeiro conta que se imagina viajando ainda mais, mas que quer realizar os objetivos já definidos antes de pensar no futuro distante. “Sei que quero continuar com essa vida porque é bom demais. O difícil é começar, mas depois que você está na estrada não dá vontade de parar. Recomendo para todo mundo”.

Além de algumas fotos da viagem, Paulo também disponibiliza os resultados de seu trabalho como barbeiro na página do Instagram @japabarberhome.

Fonte: Campo Grande News

    Você viu?

    Ir para o topo