Cinco baleias cinzentas, espécie com risco de extinção, foram encontrados em terra na costa leste da Rússia, segundo comunicado do Conselho Russo para a Preservação de Mamíferos Marinhos emitido nesta terça-feira (05). De acordo com o vice-diretor da organização não governamental, Andrei Boltunov, as carcaças pertencem a população deste animal que habita a região do Pacífico entre Chukotka e a Califórnia.
Na medida em que a espécie está na chamada Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas na Rússia, Boltunov ressalta que é da maior importância registrar todos os casos de morte e investigar as razões do incidente. Em setembro, uma equipe de cientistas russos encontrou os restos de dez baleias cinzentas encalhadas ao longo dos 800 quilômetros da costa de Chukotka. Até agora, porém, ainda não foi possível determinar a causa do fenômeno.
Um grande número de ursos polares tem sido atraído para os locais onde foram encontradas as carcaças, o que levou a comunidade científica a lançar um alerta para as populações locais sobre o perigo de ataque por parte desses animais.
Fonte: Diário da Rússia