EnglishEspañolPortuguês

Baleias francas já podem ser vistas na região de Laguna, em Santa Catarina

20 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

No último final de semana, populares avistaram ao menos sete baleias francas no trajeto entre a Praia do Iró, Praia do Gi e Praia do Sol (cerca de 10 quilômetros), em Santa Catarina. Se o mar estiver calmo e sem vento, a possibilidade de encontrá-las é grande. A temporada de observação de baleias francas começou em junho e segue até novembro. Elas se concentram em maior número, segundo os fiscais da Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca (APA), entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro.

O turismo de observação de baleias francas por embarcações está proibido nesta temporada 2013. A decisão foi proferida pela Vara da Justiça Federal de Laguna, após uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público Federal, a partir de denuncia feita pela Sea Sheperd Brasil – Instituto Guardiões do Mar.

A suspensão ocorreu em 17 de maio, após a decisão da juíza Daniela Tocchetto Cavalheiro, motivada por suposta “falta de estrutura de organismos federais para garantir monitoramento e fiscalização” da atividade, podendo causar riscos a espécie.

O Instituto Chico Mendes (ICMBio) recorreu, mas o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região negou o agravo de instrumento e manteve proibido o turismo de observação de baleias através de embarcações, com ou sem motor, para Laguna, Imbituba e Garopaba.

Baseado no monitoramento que vem sendo realizado nos últimos dez anos, a bióloga do Instituto da Baleia Franca, Karina Kroch, afirma que entre 100 e 120 baleias devem chegar ao litoral sul (área que compreende a APA da Baleia Franca) nesta temporada e podem ser vistas da faixa de areia.

Fonte: Engeplus

Você viu?

Ir para o topo