EnglishEspañolPortuguês

MOMENTO INESQUECÍVEL

Baleias ficam lado a lado com alunos de canoagem em Florianópolis (SC)

Animais surpreenderam grupo ao se aproximarem a ponto de ser possível alcança-los.

26 de agosto de 2024
Caroline Borges, Fernanda Silva, g1 SC e NSC
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Duas baleias-franca, mãe e filhote, passaram ao lado de um grupo de canoagem que treinava na praia da Cachoeira do Bom Jesus, na região norte de FlorianópolisNo vídeo, gravado por um dos alunos da modalidade, é possível vê-las se aproximarem do grupo, que se surpreende. “Essa foi a melhor remada que eu já dei”, é possível ouvir.

O flagrante aconteceu na quarta-feira (21/08), quando os estudantes faziam a travessia no mar para a Ilha do Francês. A espécie das baleias foi confirmada pelo projeto que leva o nome do animal e atua no estado.

Sócio da Kanaloa VA’A, Alexey Bevilacqua explica que a avistagem aconteceu quando o grupo fazia um treinamento na região. A imagem foi feita pela remadora do grupo Livia Rôlo e mostra os animais muito próximo à embarcação.

“A gente costuma avistar baleias, mas em 21 anos essa foi excepcional”, diz Bevilacqua, que também é biólogo e trabalha com o monitoramento cetáceos.

O litoral Sul de Santa Catarina, entre Palhoça, na Grande Florianópolis, e Laguna, no Sul, registra grande frequência de baleias. Segundo a bióloga Karina Groch, os filhotes das baleia nascem com uma camada de gordura muito pequena e insuficiente para aguentar o frio antártico. Por isso, as mães vêm até a costa de Santa Catarina em busca de águas mais quentes para parir e cuidar dos filhotes.

Diretora de Pesquisa do Projeto Franca Austral (ProFranca), a especialista explica que a temporada reprodutiva das baleias-francas no Brasil ocorre entre julho a novembro, com pico de ocorrência em setembro.

Ao g1 em 17 de agosto, Karina explicou que é necessário seguir normas para não perturbar as baleias. Confira as principais regras:

Confira as principais regras:

  • A atividade de turismo de observação de baleias embarcado nesta região foi proibida em 2013 e ainda não há definição sobre seu retorno
  • Não permaneça junto às baleias por mais de 30 minutos
  • Nunca nade em direção às baleias, o risco de acidentes é grande

Também há proibições específicas para quem estiver com uma embarcação:

  • aproximar-se de qualquer espécie de baleia com motor ligado a menos de 100 metros do animal mais próximo
  • religar o motor antes de avistar claramente a baleia na superfície ou a uma distância de, no mínimo, 50 metros da embarcação
  • perseguir, com motor ligado, qualquer baleia por mais de 30 minutos
  • interromper ou alterar o deslocamento da baleia
  • dirigir a embarcação no meio de um grupo de baleias, de forma a dividir ou dispersar os animais
  • fazer barulhos, como música, além daqueles gerados pela operação normal da embarcação a menos de 300 metros da baleia
  • jogar qualquer coisa no mar a menos de 500 metros da baleia
Fonte: g1

    Você viu?

    Ir para o topo