Quatro baleias-franca deram um espetáculo e se transformaram na grande atração da tarde deste domingo (22) na praia da Solidão, localizada na região sul de Florianópolis (SC). Duas adultas e dois filhotes ficaram várias horas no local e pareciam brincar na água, erguendo a cauda e exibindo as nadadeiras, chamando a atenção do público.
Em vários momentos, as baleias chegaram muito próximo da praia, fazendo a alegria dos banhistas que aproveitavam o domingo de sol e calor. O espetáculo levou muita gente para a beira-mar e também para os morros da região na busca do melhor local para observação.
Valia até largar o veículo no meio da rua para não perder a oportunidade de fotografar. “Vim passear com a família na praia e vimos que havia todo esse agito para ver as baleias. Eu nunca tinha visto tantas de uma vez só”, comentou a corretora Karina Loch, 34 anos, enquanto os filhos tentavam registrar imagens das baleias. “As crianças adoraram e além disso é tão bonito ficar assistindo”.
A temporada das francas no litoral catarinense teve início em julho. No primeiro levantamento sobre a presença dessas espécies na costa, técnicos do Projeto Baleia Franca (PBF) registraram 37 baleias entre Torres (RS) e Palhoça (SC). O mês de setembro é o que habitualmente registra o maior número de baleias-franca na costa brasileira. O PBF estima que em 2010 cerca de 100 devam ser vistos na região. O recorde foi em 2006, quando foram registradas 197 animais.
Fonte: Terra