Pelo menos seis baleias apareceram mortas na costa do Chipre nesta sexta-feira (10), segundo comunicado do departamento de pesca do país, possivelmente afetadas pelos grandes terremotos na Turquia e na Síria.
Os mega terremotos de segunda-feira (6), que mataram dezenas de milhares de pessoas, também foram sentidos em Chipre, uma ilha no mar Mediterrâneo a cerca de 150 km da costa da Turquia.
Na quinta-feira (9), quatro baleias-bicudas foram encontradas encalhadas, mas três delas conseguiram ser guiadas de volta ao mar. Uma delas morreu.
Nesta sexta, seis baleias foram encontradas mortas na praia. O departamento de pesca não informou se alguma delas fazia parte do grupo que havia sido reencaminhado para o mar no dia anterior.
“Esses animais têm um sistema de geolocalização que é afetado pelo ruído do mar; pode ser exercícios militares, exercícios sísmicos ou, naturalmente, o terremoto na região”, disse Yiannis Ioannou, do Departamento de Pesca e Pesquisa Marinha do Chipre à Sigma TV.
Especialistas identificaram a baleia como sendo da espécie Ziphius cavirostris, ou mais comumente conhecida como baleia-bicuda-de-cuvier. Essa espécie não é muito comum na costa do Chipre.
Fonte: G1