EnglishEspañolPortuguês

PREOCUPAÇÃO

Baleia presa em rede de pesca mobiliza resgate em praia na Grande Florianópolis (SC)

Um pedaço de rede estava preso à parte superior do corpo do animal. Cetáceo será acompanhado por especialistas nos próximos dias.

11 de julho de 2025
Sofia Pontes
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: CBMSC

Uma baleia-franca mobilizou uma ação de resgate após ficar presa em uma rede de pesca na praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, na Grande Florianópolis, nesta quinta-feira (10/07). Durante todo o tempo, o filhote permaneceu ao lado da mãe.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe e uma embarcação foram enviadas até o local. Ao se aproximarem, os militares identificaram um pedaço de rede preso à parte superior do corpo da baleia adulta. Apesar disso, os dois animais nadavam normalmente e com calma.

A Polícia Militar Ambiental também acompanhou a ocorrência. Como a baleia mergulhava sempre que a embarcação se aproximava e se mostrava tranquila, as equipes decidiram não fazer uma intervenção direta, para evitar estresse ou riscos.

Um drone foi usado para monitorar a situação e confirmou que os animais estavam se movimentando normalmente.

Em nota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que a baleia continuará sendo acompanhada por especialistas nos próximos dias, para identificação e garantir o bem-estar da dupla mãe e filhote.

A baleia avistada pertence à espécie Eubalaena australis, conhecida como baleia-franca. Esses animais costumam aparecer no litoral de Santa Catarina entre julho e novembro, período em que utilizam a região como rota migratória e área de reprodução.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo