Autoridades francesas iniciaram neste sábado uma operação para resgatar uma baleia perdida nas águas do rio Sena, a cerca de 20 quilômetros de distância da cidade de Rouen. Uma equipe foi mobilizada para tentar salvar o animal. Os especialistas colocaram um alto-falante submerso para transmitir ruídos familiares ao do cetáceo e, assim, guiá-lo em direção ao mar.
“Vamos colocar um alto-falante na água e transmitir sons de orcas, naturais, e observar o comportamento do animal”, disse a pesquisadora em bioacústica Charlotte Curé, nas redes sociais da prefeitura de Seine-Maritime.
Além do sistema de estímulos sonoros, um drone é utilizado pela equipe. A função deste equipamento será de localizar o animal e também fazer fotos e vídeos para ajudar os pesquisadores a ver os ferimentos da orca.
“Veremos se a baleia se sentirá atraída ou se tenderá a evitar esses sons. Vamos posicionar um barco para ajudar o animal a se reorientar”, acrescentou a Charlotte.
A baleia foi vista pela primeira vez em 16 de maio na foz do Sena, entre Le Havre e Honfleur, na Normandia. Desde esta data o animal tem se movido rio acima, em direção contrária ao mar.
O animal é um macho de 4 metros de comprimento. De acordo com as autoridades francesas, a baleia já está com a saúde deteriorada e corre risco de morte.
Fonte: O Globo