Um feteirense notou, na manhã de hoje, um cheiro nauseabundo na zona do porto da Feteira e, depois de procurar, encontrou encalhada nas pedras, entre o porto da Feteira e a igreja paroquial, uma baleia em adiantado estado de decomposição.
Os funcionários da junta de freguesia tomaram conta da ocorrência e ao princípio da tarde uma máquina dos serviços florestais do Faial, com o auxílio de pessoal da Direção Regional de Ambiente, já tinha retirado o cadáver do local onde foi descoberto.
O vigilante da natureza Dejalme Vargas falou ao Faial Digital sobre este assunto, a partir do local da ocorrência e disse que recolheu fotografias da baleia que agora serão analisadas pelo investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores Rui Prieto que, na sequência disso, poderá deduzir alguns informações, nomeadamente a idade do cetáceo.
Dejalme Vargas indicou que a baleia terá um comprimento de 3 metros, presumindo que deu à costa já cadáver.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Faial Digital