Por Marcela Couto (da Redação)
Um navio da companhia Cruise chegou ao porto de Vancouver com uma baleia morta alojada na proa.
O Sapphire Princess, da linha Princess Cruise, retornou do Alasca na manhã de sábado (25) com a baleia presa à proa, de acordo com o website Vancouver Sun.
A nadadeira e parte das costas da baleia estavam expostas na superfície.
“Basicamente, como um trem em alta velocidade, o navio simplesmente trombou nela. Aquela proa é como se fosse uma lança, provavelmente o animal teve as costas quebradas e morreu quase instantaneamente,” disse Craig Delahunt da Tymac Launch Service.
“Não se sabe como ou quando isso aconteceu, já que mantemos procedimentos específicos para evitar a rota das baleias e proteger a vida marinha, ” declarou oficialmente a companhia de cruzeiros.
“Nós temos instruções muito claras para nossos navios de como proceder em caso de baleias nadando nas proximidades, que incluem a alteração de curso e redução de velocidade se necessário”.
Lisa Spaven, da BC Marine Mammal Response Network, disse ao Sun que a baleia parecia ser da espécie fin whale, ameaçada de extinção no Canadá.
O animal media cerca de 20 metros, Spaven informou que o capitão do navio não havia notado a baleia até a chegada ao porto do Canadá, e que “colisões com navios são uma ameaça perigosa para as baleias fin whales”.
Ela declarou ainda que navios cruzeiros podem possuir rotas específicas, mas que estas rotas não podem proteger os caminhos de migração das baleias, já que estes animais sempre modificam seu rumo de acordo com a disponibilidade de alimento.
O corpo da baleia será submetido a autópsia para apurar a causa exata e momento da morte.
Com informações de News.co.au e Associated Press