EnglishEspañolPortuguês

ENCALHE

Baleia morre após ficar presa no Canal da Mancha

A baleia-comum é o segundo maior mamífero do mundo, atrás da baleia-azul.

9 de novembro de 2021
Amanda Andrade | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
baleia-comum Foto: Reprodução

Uma baleia-comum de 19 metros morreu na segunda-feira (08/11) depois de ficar presa no Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra.

O animal, com cerca de 15 toneladas, passará por autópsia na terça-feira (09/11) para que especialistas descubram a causa da morte.

Segundo o portal Notícias ao Minuto, a baleia ficou presa e acabou se ferindo.

“É uma fêmea, de cerca de 30 anos, que encalhou no sábado”, disse Jacky Karpouzopoulos, presidente do grupo de proteção animal Coordination mammalogique du Nord de la France (CMNF), à agência AFP.

Segundo Karpouzopoulos, “o animal estava doente mas chegou ao Porto de Calais, na França, ainda com vida”, acabando por “se aproximar muito das rochas e encalhou”.

A baleia-comum (Balaenoptera physalus) é o segundo maior animal existente no planeta, depois da baleia-azul. Também conhecida como baleia-fin e rorqual-comum, este mamífero marinho pode atingir até 27 metros de comprimento.

As baleias-comuns podem ser encontradas em todo os principais oceanos. Entretanto, elas foram severamente afetadas pela caça de baleias: cerca de 750 mil animais foram mortos em áreas do hemisfério sul só entre 1904 e 1979, e elas raramente são avistadas lá hoje.

O status atual destes animais é desconhecido na maioria das áreas fora do Atlântico Norte. Embora a Comissão Baleeira Internacional (CBI) tenha obtido uma moratória para a pesca comercial da espécie, Groenlândia, Islândia, Noruega e Japão ainda continuam a caça em determinadas épocas do ano.

Também ameaçada por colisões com navios e ruídos de atividades humana nos oceanos, a baleia-comum é considerada com espécie Em Perigo de Extinção pela Lista Vermelha da IUCN.

    Você viu?

    Ir para o topo