A baleia franca que estava encalhada em Laguna, no Sul de Santa Catarina, foi libertada por volta das 17h deste sábado (9). De acordo com a Polícia Ambiental, o mamífero de cerca de 40 toneladas encalhou na tarde de sexta (8) na Lagoa de Santo Antônio e desde então uma equipe formada por diversos órgãos trabalhou no resgate.
Ela estava acompanhada de um filhote, que não encalhou, mas ficou próximo da mãe durante o resgate, segundo a Polícia Ambiental. Equipes dos bombeiros, Marinha, Polícia Ambiental e do projeto Baleia Franca trabalharam no resgate. Após ser libertada, a baleia foi rebocada para retornar ao mar.
O animal entrou pelo Canal da Barra em direção a Lagoa de Santo Antônio no início da tarde. Por volta das 15h de sexta, a Polícia Ambiental foi acionada para acompanhar a baleia e o filhote. O mamífero foi até a entrada do Rio Tubarão e encalhou duas vezes antes de trancar em um banco de areia e não conseguir mais sair.
Segundo a 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, a baleia parou próximo à ponte estaiada de Laguna e ficou com parte do corpo fora da água. Nas duas primeiras vezes que encalhou, o animal conseguiu se soltar sozinho.
Fonte: G1