Uma baleia-jubarte morreu após se enroscar em uma rede de pesca na praia de São Sebastião. Entretanto, o animal que mede cerca de oito metros de comprimento encalhou na faixa de areia.
Considerado um animal jovem, a baleia foi encontrada na praia do Arrastão, na costa norte da cidade, de acordo com o Instituto Argonauta. O Corpo de Bombeiros foram acionados por pessoas que estavam no local. A equipe tentou salvar a vida do animal, porém sem sucesso.
A baleia irá passar por exames de necropsia, além de ser um animal com aproximadamente quatro anos de vida. Sendo assim, um animal em idade juvenil.
“A população delas aumentou bastante e isso resulta em aumento de mortes naturais. No entanto, a maioria das que passaram e também das que morreram eram juvenis, de um a três anos”, comenta o pesquisador Júlio Cardoso.
Somente em 2021, este é o 11º caso de baleias mortas no Litoral Norte de São Paulo. Quase o triplo de casos registrados em 2020, onde o número foi de quatro baleias encontradas mortas no litoral paulista.