As redes de proteção utilizadas para impedir que tubarões se aproximem da costa australiana frequentemente fazem vítimas acidentais. Uma baleia-jubarte ficou presa nas redes enquanto migrava para o Norte em busca de águas mais quentes para a temporada reprodutiva. Uma equipe de resgate está trabalhando para soltá-la, mas a baleia está em pânico e com muito estresse.
Ativistas afirmam que nos últimos anos mais de 50 baleias já ficaram presas nesse tipo de rede e já foram feitos diversos pedidos para que essas telas de proteção sejam removidas pelo menos durante o período de migração das baleias. A Sea Shepherd Austrália reforça que as redes contra tubarões causaram muitos danos às baleias na última década.
A organização pontua também que o uso de redes e telas é uma forma pouco eficaz de mitigar ataques de tubarão, pois os danos que trazem ao ecossistema marinho são infinitamente maiores do que o número de ataques, que são raros e geralmente ocasionados pela irresponsabilidade humana. Uma sugestão é o uso de drones, uma forma mais moderna e menos danosa.
Confira o vídeo abaixo: