A observadora de baleias Jodie Lowe fotografou uma jubarte na costa da cidade australiana de Port Macquarie, com o dorso repleto de marcas misteriosas, cuja procedência ainda não foi explicada por especialistas. Em entrevista ao Yahoo Austrália, Jodie disse que, apesar dos traços, o animal “parecia saudável e estava nadando bem”.
Consultado pela publicação, o professor de ecologia marinha Rob Harcourt, da Universidade Maquarie, classificou as marcas como “cicatrizes”, que “podem resultar do emaranhamento em redes de pesca”.
Outras hipóteses levantadas pelo acadêmico seriam lesões provenientes de “lutas intraespecíficas entre machos” e arranhões provocados por cracas.
Já a especialista Vanessa Pirotta, também da Universidade Maquarie, disse ao Yahoo nunca ter visto marcas assim. “Normalmente, as cicatrizes de algo ficam esbranquiçadas. O padrão é irregular e parece recortado — não apenas levemente na superfície”, detalhou.
Ela ainda acrescenta que não são traços feitos a partir do contato com hélices de barco. “Talvez algum tipo de problema de pele, mas a realidade é que eu e outros ainda estamos discutindo sobre o que poderia ser”, pontuou.
Fonte: R7