EnglishEspañolPortuguês

Baleia jubarte é encontrada morta em praia de SP

15 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma baleia da espécie jubarte apareceu morta na praia de Camburi, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, na noite da última terça-feira (12). Segundo a oceanógrafa Shirley Pacheco, do Instituto Terra e Mar, que foi ao local na manhã da quarta-feira, o animal estava em avançado estado de decomposição.

Devido ao estado de conservação do corpo da baleia, um macho jovem, que tinha 7 m de comprimento e peso estimado de 4 t, não foi possível coletar material para se identificar as causas da morte. De acordo com a oceanógrafa, o animal foi enterrado pela prefeitura na quarta-feira, em uma vala de aproximadamente 3 m de profundidade, em Camburi.

Ainda de acordo com Pacheco, a baleia morreu em alto mar e seu corpo foi trazido para a beira da praia, quando ficou encalhado na linha da maré.

A oceanógrafa explicou que nesta época do ano as baleias desta espécie estão retornando do Nordeste brasileiro em direção à Antártica, e é comum que alguns animais morram durante este processo. Ainda de acordo com ela, as jubartes que ficariam flutuando são trazidas para a praia devido à ressaca, vento e mau tempo.

No último dia 6, um golfinho da espécie conhecida como baleia-piloto encalhou ainda vivo na praia da Boracéia, também em São Sebastião. O animal acabou não resistindo e morrendo no local. Equipes da Fundação Mar realizaram necropsia, quando foi recolhido o material para se analisar a causa da morte.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo