Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou viva na madrugada desta sexta-feira (04/07) na praia da Barra do Una, em Peruíbe, no litoral de São Paulo. De acordo com o Instituto Biopesca, o animal é juvenil e tem aproximadamente sete metros de comprimento.
O Instituto informou, ainda, que uma operação é realizada com apoio da Prefeitura de Peruíbe, da gestão da Estação Ecológica Juréia-Itatins, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar Ambiental com o objetivo de desencalhar o animal.
Baleia-jubarte
Em 14 de junho, uma baleia da mesma espécie foi encontrada morta na praia do Jardim Suarão, em Itanhaém. Na ocasião, o biólogo marinho Eric Comin afirmou que é comum a presença de jubartes na região durante esta época do ano por conta do período de migração.
“Elas estão migrando da Antártida. Por conta do frio, lá congela tudo, então, elas migram e vão para região ali da Bahia, norte da Bahia, para parir, amamentar os filhotes e se reproduzir”, explicou.
Segundo ele, a expectativa é de que aproximadamente 30 mil baleias passem pela costa brasileira até setembro. “Vai ser muito comum encontrar esses animais. Então, é extremamente comum. Esses encalhes, infelizmente, agora ocorrem”.
O biólogo ainda disse que é necessário alguns cuidados em casos de encontro com o animal. “A gente pede para que as pessoas não toquem. É um animal também que possui algumas cracas, então a pessoa pode se machucar”, disse.
De acordo com ele, a orientação é entrar em contato com a guarda municipal ou algum órgão público especializado.
Fonte: G1