O animal, que era uma fêmea adulta e pesava mais de 20 toneladas, é a primeira baleia encontrada morta na capital nesta temporada, conforme informações do Projeto Baleia Jubarte, entidade que monitora os mamíferos na Bahia.
De acordo com informações do projeto, o corpo da baleia estava em estado avançado de decomposição, o que indica que ela morreu em alto mar e foi levada para a praia pela força da água. A baleia ficou presa entre as pedras.
Conforme o projeto, uma equipe de veterinários foi deslocada para fazer a necrópsia da baleia. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, até esta sexta-feira, foram registrados 27 encalhes de baleias no litoral da Bahia. No Brasil, há o registro de 71 encalhes.
Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) faria a remoção do corpo da baleia. O animal será desossado e todo o material recolhido será encaminhado para o Aterro Metropolitano da Capital (AMC), localizado no CIA.
Conforme informações de especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de Julho e Outubro. Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado.
Fonte: G1