Uma baleia-jubarte com mais de 6 metros de comprimento foi encontrada morta em Santa Catarina. O corpo encalhou em uma praia em Jaguaruna, município situado ao Sul do estado catarinense.
De acordo com o Projeto EducaMar, o encalhe aconteceu na última sexta-feira (1°), mas a equipe da instituição só pôde se dirigir à Praia Campo Bom para verificar as condições da jubarte durante o sábado (2).
Após ser examinada pelos especialistas, comprovou-se que se tratava de uma fêmea com 6,54 metros de comprimento. O corpo foi encontrado sem ferimentos aparentes, mas em estado avançado de decomposição.
Na tentativa de identificar a causa da morte, a equipe retirou amostras do corpo da baleia que serão analisadas em laboratório. Os profissionais suspeitam que a baleia tenha morrido em alto mar e encalhado na praia já sem vida.
A análise das amostras ficou sob a responsabilidade da equipe do Projeto Baleia Jubarte, que alertou para a dificuldade em examinar o material devido ao estado avançado de decomposição do corpo, que pode, inclusive, comprometer os resultados dos exames.
O corpo do animal marinho ficou sob os cuidados da Prefeitura de Jaguaruna, que se responsabilizou pelo enterro da jubarte e informou que iria realizá-lo nesta segunda-feira (4).
De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, 58 baleias da espécie encalharam no litoral de Santa Catarina neste ano.
O que fazer ao encontrar animais marinhos?
Especialistas reforçam que não se deve tentar resgatar, em hipótese alguma, animais marinhos vivos ou mortos encontrados em praias brasileiras. Nestes casos, o recomendado é isolar o local, manter cães e gatos longe do animal encalhado e acionar um serviço especializado.
O Projeto EducaMar lembra ainda que, caso o animal esteja vivo, não se deve empurrá-lo de volta para a água. Responsável pelo monitoramento de animais marinhos das praias entre Araranguá e Passo de Torres, em Santa Catarina, o projeto pode ser acionado pelos telefones 0800 642 3341 e (48) 9 9984-5665.