EnglishEspañolPortuguês

CRIME AMBIENTAL

Baleia fica presa em rede de pescadores na praia de Ponta Negra, em Maricá (RJ)

15 de junho de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Rose Souza

Banhistas da praia de Ponta Negra, em Maricá, presenciaram uma cena diferente na tarde deste sábado. Uma baleia que nadava pela área desde a parte da manhã ficou presa na rede de um barco pesqueiro. Segundo moradores, uma embarcação da Marinha do Brasil atuava na região poucos antes do ocorrido.

Rose Souza, de 41 anos, conta que chegou na Praia de Ponta Negra por volta de 12h30 e que a baleia já havia sido avistada pelos banhistas antes de ficar presa na rede e momentos depois da embarcação da Marinha deixar o local.

“Logo que a Marinha saiu, se aproximou esse barco pesqueiro. A gente observou que ele começou a jogar uma rede formando um círculo ao redor da baleia, e aí ele foi fechando esse círculo”, diz ela. Rose ainda relata que as pessoas na praia ficaram indignadas com a ação e salva-vidas remaram até o barco para intervir.

“A gente viu que teve uma movimentação dos bombeiros que foram lá falar com o pessoal dos barcos. Eles começaram a puxar a rede e a baleia por um bom tempo ficou no centro da rede. Os bombeiros ficaram lá perto do barco o tempo todo”, explica Rose.

Em seguida, o barco da Marinha voltou ao local, mas a rede já tinha sido suspensa pelos tripulantes do pesqueiro. Testemunhas afirmam terem visto os homens serem detidos.

“Eu não sei se eles tentaram pegar a baleia ou se eles queriam pegar os cardumes que costumam ficar em volta da baleia”, disse.

A Prefeitura de Maricá diz que não atuou na ocorrência e que toda a ação foi registrada pela Capitania dos Portos. Procurada, a Marinha ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo