EnglishEspañolPortuguês

Especialistas decidem fazer eutanásia em baleia encalhada em SC

10 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
A baleia-franca encalhou na praia de Itapirubá Sul, em Laguna (SC), na manhã de terça-feira Foto: Divulgação

Especialistas que monitoram a baleia-franca encalhada desde terça-feira na praia de Itapirubá Sul, em Laguna (SC), decidiram nesta sexta-feira realizar eutanásia no animal, de 15,80 m de comprimento e peso entre 40 e 50 t. O procedimento, “para pôr fim ao sofrimento do mamífero”, segundo o Projeto Baleia Franca (PBF), será realizado na noite de hoje.

Conforme o último boletim divulgado, a baleia está em estado de choque e com baixa frequência respiratória desde a manhã de quinta. Um resgate foi descartado devido às “dificuldades operacionais no local, da agitação marítima e do risco à integridade física do animal”, conforme o projeto.

De acordo com o PBF, a eutanásia será realizada com um coquetel de sedativos, relaxantes e fármacos hipnóticos. As dosagens são calculadas de acordo com o comprimento e estado de saúde do animal. O projeto destaca que o procedimento garante a morte sem qualquer sofrimento ao mamífero. A necropsia será realizada no sábado e a carcaça será enterrada na região em que a baleia ficou encalhada.

“A decisão da eutanásia é unânime por parte da coordenação a partir dos laudos emitidos pela equipe de veterinários que acompanhou as condições clínicas do animal nestes dias. Isto só pôde ser consolidado nesta sexta-feira, pois precisávamos primeiramente esgotar todas as possibilidades de salvamento e esta decisão requer tempo para a resolução de todos os processos, além de uma série de discussões a fim de se chegar a um consenso da real necessidade deste procedimento”, disse a bióloga Karina Groch, diretora de Pesquisa do projeto.

A coordenação das operações é integrada pela APA da Baleia Franca, Centro Mamíferos Aquáticos, Projeto Baleia Franca, R3 Animal e Unesc. Entre as instituições apoiadoras estão a Capitania dos Portos de Laguna, Polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Imbituba, Prefeitura de Laguna, entre outras instituições.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo