Duas surpresas emergiram no litoral sul na manhã de ontem (11). Uma baleia franca e seu filhote apareceram ontem na praia do Cassino, atraindo dezenas de curiosos. Os mamíferos podiam ser avistados a cerca de 30 metros da orla, passando a arrebentação, quase em frente à Estátua de Iemanjá.
Quem passeava de carro ou bicicleta pela área não resistia e estacionava para acompanhar os animais no mar. Munidos de câmeras, encantavam-se com o espetáculo. Um grupo de operários civis chegou a interromper o trabalho para observar melhor os mamíferos.
– Dali da obra a gente vê bem, mas na areia o show é completo – disse o pedreiro Adão Marques, 46 anos.
De acordo com o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), que monitora a chegada das baleias, a fêmea adulta mede de 15 a 16 metros e o tamanho do filhote é de oito a 10 metros.
De acordo com o oceanólogo Kleber Grübel da Silva, coordenador do projeto Mamíferos Marinhos do Litoral Sul, é comum avistar essa espécie nos meses de agosto e setembro. É quando elas começam o deslocamento para fugir do frio antártico e procuram águas mais quentes durante o período de amamentação dos filhotes.
– Esses animais podem ficar na praia por mais dois ou três dias, e depois ir até Santa Catarina. Além de ser um símbolo da harmonia com o ambiente, é mais um atrativo turístico do balneário nesta época – afirma Silva.
As baleias costumam ficar sempre logo atrás das arrebentações. Essa condição facilita a aproximação de pessoas, mas deixa estressado o animal, que procura um lugar calmo e seguro para amamentar sua cria.
Fonte: Zero Hora