Uma baleia encontrada na praia de Pajuçara, nas proximidades do Clube Regatas Brasil (CRB), em Maceió (AL), despertou atenção de dezenas de pessoas no início da tarde desta segunda-feira (22).
Uma equipe do Projeto Peixe-Boi foi acionada e compareceu ao local. De acordo com os primeiros levantamentos, trata-se de um filhote da espécie Minke de 4,55m com possibilidade de chegar a 15m quando adulto. Conforme informações de especialistas, o filhote teria se desgarrado da mãe.
Segundo o coordenador do Projeto Peixe-Boi, Iran Normande, esse é o primeiro registro desse tipo de baleia em águas alagoanas. “É uma espécie muito rara de se encontrar, apesar de ser de ampla distribuição, é típica de águas profundas do oceano atlântico” – explicou.
De acordo com ele, a baleia apresenta ferimentos provavelmente provocados por tubarão. “Vamos agora tirar as coordenadas geográficas e fazer a coleta de tecido para análise, inclusive do intestino para ver se o animal estava se alimentando direito”, disse. O material será analisado pelo Centro Mamífero Aquático, o resultado está previsto para sair em dois dias.
A equipe aguarda retorno da Prefeitura de Maceió para saber se o animal será enterrado na própria praia ou será encaminhado para o lixão.
O Corpo de Bombeiros compareceu ao local para ajudar a remover a baleia.
Fonte: Gazeta de Alagoas