Uma baleia-jubarte com mais de sete metros de comprimento foi encontrada morta na tarde de domingo (8) em uma praia de Florianópolis, em Santa Catarina. Jovem, o animal marinho já estava em estado avançado de decomposição.
De acordo com a R3 Animal, que enviou uma equipe de especialistas à Praia da Cachoeira do Bom Jesus para analisar o caso, a baleia media aproximadamente 7,5 metros.
Um exame necroscópico será realizado para tentar identificar a causa da morte do animal. Com a morte da jubarte, sobe para 10 o número de baleias da espécie encontradas mortas em Florianópolis neste ano.
Recorde de encalhes em SC
Santa Catarina registrou 33 mortes de baleias-jubartes, sendo considerado o estado com mais encalhes de animais desta espécie em 2021. O levantamento realizado em todo o país pelo Projeto Baleia Jubarte considerou o número de baleias encalhadas até terça-feira (3/8), com um total de 97 jubartes encalhadas em todo o Brasil. No mês de junho, Santa Catarina ficou atrás de São Paulo, que registrou 10 encalhes no litoral do estado.
Nem mesmo o aumento expressivo na população de jubartes justifica o alto número de mortes, conforme explicitado pelo médico veterinário e coordenador de Pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes. “Estamos com uma temporada muito fora do padrão. Julho deste ano foi o mês com o maior número de encalhes de jubarte (48) de todos os tempos”, afirmou ao G1.