O aparecimento de uma baleia cinzenta na costa de Israel chocou os ambientalistas, pois acreditava-se que esta espécie estivesse extinta nesta região. A baleia pode ter-se afastado milhares de quilômetros do seu habitat natural, no Oceano Pacífico, informa a BBC.
“A descoberta é surpreendente. Atualmente, as baleias cinzentas só existem no Oceano Pacífico, por isso encontrar uma sozinha no mar Mediterrâneo é extremamente bizarro”, afirmou Nicola Hodgins, da Whale and Dolphin Conservation Society, com sede em Londres.
“As baleias cinzentas são conhecidas por fazerem as migrações mais longas do mundo, completando uma viagem anual de 15 a 20 mil quilómetros”, referiu Hodgins, acrescentando que durante todo o tempo de vida, uma baleia percorre a “distância equivalente de uma viagem de regresso da Lua”.
No entanto, esta baleia em particular teria que ter batido todos os recordes para acabar no Mediterrâneo, o que aumenta a possibilidade de não ter nadado até lá, mas ser parte de uma população do Oceano Atlântico.
“A presença desta baleia na costa de Israel levanta várias questões à comunidade científica”, concluiu Hodgins.
Fonte: IOL Diário