Uma baleia da espécie bride foi encontrada morta na praia de Campo Bom, em Jaguaruna, de Santa Catarina. O corpo do mamífero foi encontrado nesta quarta (23) e enterrado na tarde desta quinta-feira (24). Por causa do peso e do comprimento do animal, foi necessário o auxílio de máquinas da prefeitura para que a carne, a pele e a gordura fossem descartadas. Além disso, por causa do avançado estágio de decomposição do corpo, apenas a ossada pode ser reaproveitada para estudos.
De acordo com a bióloga do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, a presença da espécie bride não é comum no litoral catarinense. Porém, esse tipo de mamífero já foi catalogado em sobrevoos feitos por pesquisadores em anos anteriores. “A baleia tem 11,90 metros de comprimento e é um macho. Como ela encalhou em avançado estágio de decomposição, fica difícil detectar a causa da morte”, informou a bióloga.
A ossada foi levada para a Universidade Extremo Sul Catarinense (Unesc). “Nós fizemos o descarne, para a recuperação do esqueleto. A ossada vai ser levada para o museu de zoologia da Unesc, em Criciúma”, disse a bióloga Karina Groch.
Fonte: G1